Narrativas controversas: as tramas emergentes da ciberguerra do Wikileaks

Padrão

Este é sem dúvida um dos melhores projetos que realizei nesses anos de trabalho e estudo. Mais do que um trabalho de conclusão de curso, esse material levou muito tempo para ser produzido, além da dedicação like a baby, com as inúmeras babás em volta. A cada novo passo e descoberta no Laboratório de Imagem e Cibecultura (Labic), novos capítulos iam sendo adicionados ao gran finale. Ao longo da produção do trabalho, intensificou-se o domínio da ferramenta Gephi – muito importante para a análise de rede – que foi o QUÊ de diferente apresentado no TCC.

Estatística de Modularidade - Estuda a formação de comunidades em torno de um tema

Aqui, em algumas tantas páginas, pude deixar gravado no papel toda a história da organização Wikileaks e mais ainda, o passo a passo para a extração, mineração e visualização dos dados no Gephi. O TCC explica de forma profunda uma narrativa dos meios de comunicação online, para ser mais precisa, as redes sociais, com seus inúmeros perfis e dispositivos de mídia comunitária, que tornam as ferramentas cada vez mais acessíveis e disponíveis a todos.

Não existe bicho de sete cabeças para se fazer essa análise, mas exige muito foco e atenção. Como afirma Latour, o segredo da cartografia das controvérsias é “observar” e “descrever” o que se vê. Dessa forma, adentramos em um mar de debates e perfis, prontos para atuarem em rede de forma coordenada, um todo, mas um todo fragmentado, cheio de figuras singulares, que funcionam segundo a lógica do “enxame”, tão bem definida por Hardt e Negri.

Pra você, fica o “see” and “enjoy” este trabalho.

Download TCC Narrativas Controversas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s